Acompanhante Terapêutico (AT’s)

O acompanhamento terapêutico (AT), tanto no ambiente escolar quanto domiciliar, oferece suporte contínuo as crianças que necessitam de uma carga horária elevada de intervenção e/ou dificuldades comportamentais e emocionais importantes, dando assistência necessária na rotina ativa da criança, aproveitando o ambiente natural em que ela está inserida. Esse serviço é fundamental para crianças que apresentam transtornos como autismo, TDAH, ansiedade, entre outros, que afetam sua capacidade de aprender e se socializar. O AT trabalha diretamente no ambiente natural da criança, facilitando a aplicação prática de habilidades sociais e acadêmicas sob supervisão terapêutica, promovendo assim a inclusão e a autonomia da criança.

Perguntas mais buscadas sobre acompanhamento terapêutico infantil:

  • O que faz um acompanhante terapêutico?

    O acompanhante terapêutico tem um papel de mediador, ajuda a criança a aplicar habilidades sociais, de comportamento e comunicação no seu dia a dia, oferecendo suporte emocional e intervenções psicoeducacionais conforme necessário. Além disso, atua no contexto natural da criança, com o objetivo de mediar situações interpessoais e de autonomia, favorecendo no desenvolvimento do acompanhamento e aprimorando os objetivos terapêuticos.

  • Em que casos o acompanhamento terapêutico é recomendado?

    É recomendado para crianças que necessitam de suporte em habilidades sociais, comunicação, comportamento e atividades de vida diária. Por este motivo, é primordial para crianças com diagnósticos como autismo, TDAH, transtornos de aprendizagem, ansiedade ou depressão, que impactam sua funcionalidade diária.

  • Qual a diferença entre AT escolar e domiciliar?

    Basicamente o local de atuação e as demandas presentes em cada contexto. O AT escolar foca na inclusão e suporte da criança no ambiente escolar, enquanto o domiciliar se concentra no ambiente familiar e comunitário, adaptando as intervenções a cada contexto.

  • Quais profissionais podem realizar o papel do AT?

    Geralmente, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, ou profissionais da educação e/ou de saúde mental. É recomendado que sejam capacitados em terapia comportamental e estratégias de intervenção precoce.

  • Como o acompanhamento terapêutico pode beneficiar meu filho?

    Pode melhorar significativamente a interação social, desempenho escolar, independência e habilidades de vida diária da criança, reduzindo comportamentos indesejados que blindam as oportunidades de aprendizagem da criança.

Diferenciais do acompanhamento terapêutico:

  • Personalização do serviço:

    As intervenções são completamente personalizadas para atender às necessidades individuais da criança, considerando seus desafios específicos e pontos fortes.

  • Flexibilidade e conveniência:

    O AT pode ser realizado em vários ambientes onde a criança passa a maior parte do tempo, facilitando a integração das habilidades aprendidas na terapia na vida cotidiana.

  • Suporte contínuo e generalização:

    Ao contrário de uma sessão terapêutica tradicional, o AT proporciona suporte contínuo, o que é crucial para crianças com dificuldades de regulação emocional e comportamental. Além disso, generaliza os comportamentos aprendidos em terapia para os outros ambientes.

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