O acompanhamento terapêutico (AT), tanto no ambiente escolar quanto domiciliar, oferece suporte contínuo as crianças que necessitam de uma carga horária elevada de intervenção e/ou dificuldades comportamentais e emocionais importantes, dando assistência necessária na rotina ativa da criança, aproveitando o ambiente natural em que ela está inserida. Esse serviço é fundamental para crianças que apresentam transtornos como autismo, TDAH, ansiedade, entre outros, que afetam sua capacidade de aprender e se socializar. O AT trabalha diretamente no ambiente natural da criança, facilitando a aplicação prática de habilidades sociais e acadêmicas sob supervisão terapêutica, promovendo assim a inclusão e a autonomia da criança.
O acompanhante terapêutico tem um papel de mediador, ajuda a criança a aplicar habilidades sociais, de comportamento e comunicação no seu dia a dia, oferecendo suporte emocional e intervenções psicoeducacionais conforme necessário. Além disso, atua no contexto natural da criança, com o objetivo de mediar situações interpessoais e de autonomia, favorecendo no desenvolvimento do acompanhamento e aprimorando os objetivos terapêuticos.
É recomendado para crianças que necessitam de suporte em habilidades sociais, comunicação, comportamento e atividades de vida diária. Por este motivo, é primordial para crianças com diagnósticos como autismo, TDAH, transtornos de aprendizagem, ansiedade ou depressão, que impactam sua funcionalidade diária.
Basicamente o local de atuação e as demandas presentes em cada contexto. O AT escolar foca na inclusão e suporte da criança no ambiente escolar, enquanto o domiciliar se concentra no ambiente familiar e comunitário, adaptando as intervenções a cada contexto.
Geralmente, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, ou profissionais da educação e/ou de saúde mental. É recomendado que sejam capacitados em terapia comportamental e estratégias de intervenção precoce.
Pode melhorar significativamente a interação social, desempenho escolar, independência e habilidades de vida diária da criança, reduzindo comportamentos indesejados que blindam as oportunidades de aprendizagem da criança.
As intervenções são completamente personalizadas para atender às necessidades individuais da criança, considerando seus desafios específicos e pontos fortes.
O AT pode ser realizado em vários ambientes onde a criança passa a maior parte do tempo, facilitando a integração das habilidades aprendidas na terapia na vida cotidiana.
Ao contrário de uma sessão terapêutica tradicional, o AT proporciona suporte contínuo, o que é crucial para crianças com dificuldades de regulação emocional e comportamental. Além disso, generaliza os comportamentos aprendidos em terapia para os outros ambientes.