A psicoterapia infantil é focada em crianças que enfrentam dificuldades psicológicas, emocionais ou comportamentais que podem interferir em sua rotina e relacionamentos em geral. Este serviço é destinado a crianças que apresentam comportamentos como perfeccionismo extremo, rituais obsessivos, ou reações diante de questões não resolvidas relacionadas a traumas ou situações de difícil aceitação/compreensão, como por exemplo: perda de um ente querido, divórcio, mudanças drásticas de rotina ou abuso e outros. Aqui em nosso Espaço, realizamos psicoterapia pela abordagem Cognitiva comportamental e análise do comportamento aplicada (ABA). A terapia é importante para ajudar a criança a entender e lidar com essas questões, promovendo um desenvolvimento emocional saudável e uma maior qualidade de vida.
Toda criança que estiver apresentando problemas de comportamentos ou aprendizagem, questões emocionais, tiver passado por alguma situação traumática e precisar de suporte pra lidar com essas questões pode iniciar um processo psicoterapêutico.
Na maioria das vezes sim. Será preciso compreender a demanda para definir a abordagem mais eficaz para o acompanhamento. Contudo, é fundamental o período de avaliação de um profissional para definir um plano de intervenção eficaz e analisar a necessidade de outras terapias complementares ou até mesmo encaminhamento à um médico especialista infantil.
O tempo de terapia varia de acordo com a complexidade das questões abordadas e a dinâmica individual da criança e sua família, sendo um processo que requer tempo e esforço significativos para permitir uma análise profunda.
Tanto a terapia cognitiva comportamental quanto a análise do comportamento aplicada, podem ser usadas como abordagens para o tratamento de qualquer pessoa, seja crianças ou adultos, com ou sem diagnóstico. Embora sejam abordagens que se conversam, possuem agumas diferenças:
essa abordagem tem como principal instrumento de estudo, o comportamento. Analisando a função de cada comportamento com base nos antecedentes (contexto e ambiente) de modo que compreenda o que está mantendo aquele comportamento alvo ativo e como podemos fazer para molda-lo.
nesta a obordagem, além do comportamento em si, é fundamental compreender as emoções e os pensamentos que estão envolvidos por trás de cada comportamento. Ela estuda a relação dos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Essa abordagem portanto, demanda uma compreensão maior sobre os pensamentos, necessitando que haja repertórios básicos para que essa abordagem seja utilizada. Por este motivo, é uma abordagem muito usada em casos de psicoterapia e com crianças maiores de cinco anos.
os planos de intervenção são totalmente adaptados às necessidades individuais da criança e reavaliados com o desenvolvimento do processo terapêutico.
a psicoterapia melhora a qualidade de vida de toda a família ao trabalhar questões que estão impactando diretamente no desenvolvimento da criança e gerando sofrimento.
além de tratar problemas imediatos, a psicoterapia infantil visa promover um desenvolvimento emocional e psicológico saudável ao longo da vida, ajudando a criança com recursos para lidar com suas emoções e situações adversas.
A psicoterapia incentiva a criança a explorar sua própria mente e emoções, o que pode potencializar sua capacidade criativa e de resolução de problemas.