A terapia ocupacional infantil é focada em ajudar crianças que enfrentam desafios no desenvolvimento de habilidades necessárias para atividades cotidianas. É ideal para crianças com dificuldades de desenvolvimento, questões sensoriais, deficiências físicas ou cognitivas, e até mesmo questões emocionais. Esta terapia trabalha para promover a independência, melhorar as habilidades motoras e cognitivas, equilibrar alterações sensoriais e facilitando a autonomia e permitindo que as crianças alcancem seu potencial máximo.
Trabalha para desenvolver habilidades essenciais da vida diária das crianças, como vestir-se, usar talheres, ou escrever. Estimula motricidade grossa e fina, trabalhando o equilíbrio e coordenação motora. Utiliza técnicas de integração sensorial, melhorando sintomas decorrentes de hiper ou hiposensibilidade. Tudo isso através de atividades lúdicas e práticas e utilização de equipamentos específicos.
Pode ajudar em uma ampla gama de problemas, desde atrasos no desenvolvimento motor até dificuldades de aprendizagem e desafios sensoriais.
Se seu filho tem dificuldades significativas em tarefas do dia a dia ou desafios de aprendizagem que parecem diferentes de outras crianças da mesma idade, uma avaliação por um terapeuta ocupacional é altamente recomendada.
Cada criança é única, por isso os planos de terapia são cuidadosamente adaptados para atender suas necessidades específicas.
Os terapeutas frequentemente envolvem a família nas sessões de terapia passam orientações para garantir que o suporte e estimulação continue em casa.
A terapia é muitas vezes apresentada como uma forma de brincadeira, o que ajuda a criança a se engajar e aproveitar o tempo enquanto aprende e desenvolve novas habilidades. Além disso, a sala de integração sensorial e seus equipamentos são extremamente motivadores para a criança.