Psicoterapia Materna
O que é Psicoterapia:
Psicoterapia é um tipo de terapia que usa estratégias psicológicas de diferentes abordagens, com a finalidade de trabalhar emoções, sentimentos e tratar problemas psicológicos a partir do dialogo e da conversa com um profissional especializado. sendo assim, a psicoterapia é essencial para tratar questões de saúde mental.
Quando devo fazer?
A psicoterapia pode ser procurada por diversos motivos:
Quando o sujeito apresenta problemas psicológicos (com ou sem diagnóstico) como, por exemplo, depressão e ansiedade.
Quando o sujeito apresenta sintomas (físicos ou emocionais) que lhe incomodam, como por exemplo, sudorese, falta de ar, medo, angústia, tristeza e outros.
Quando o sujeito passou por alguma experiência traumática que desencadeou uma serie de questões. Como por exemplo luto, separação, relacionamento abusivo. Entre outros.
Quando o sujeito está passando ou vai passar por uma grande mudança em sua vida e deseja lidar melhor com a situação. Como por exemplo, chegada de um filho, puerpério, mudança de casa ou emprego, divórcio. Entre outros.
Quando o sujeito quer apenas se analisar e entender alguns aspectos de sua personalidade e pensar em estratégias para se sentir melhor e melhorar suas relações.
Como funciona
Aqui no Ninho, gostamos de fazer uma entrevista inicial (sem custo e sem compromisso), que é uma primeira conversa com a finalidade de compreender melhor a demanda e explicar um pouco nossas estratégias e manejo de trabalho.
Nessa primeira conversa, a partir do que foi conversado, definimos a intensidade da terapia (que varia de 1 a 2 vezes por semana) e negociamos o valor das sessões. Todo o processo de terapia acontece por meio da fala, mas em alguns momentos fazemos uso de alguns materiais mais lúdicos como por exemplo desenhos, musicas, poemas, livros e entre outros.
É extremamente importante que o vínculo entre paciente e terapeuta seja estabelecido para o tratamento evoluir. Por isso, deixamos nossos pacientes bastante confortáveis para nos das feedbacks ou desejarem trocar de profissional.
Importância da saúde mental materna
Em tom mais descontraído, precisamos falar sobre: Saúde Mental Materna!
Ahhhh a maternidade! Que maravilha é ser mãe, não é mesmo? Toda mulher nasceu para isso, toda mulher sabe como ser mãe, é instinto! Será?
A gente precisa falar sobre a saúde mental materna! A gente precisa falar sobre o quanto as mães se sentem cobradas, pressionadas, sobrecarregadas! A gente precisa falar sobre o quanto as mães se sentem julgadas, culpadas e sozinhas! A maternidade tem sim momentos maravilhosos, mas ela não é e não tem que ser um mar de rosas! E você não precisa ser perfeita!
A saúde mental das mães importa e faz total diferença em todo esse processo complexo, difícil e delicado que é a criação de um ser humano.
Nós, enquanto sociedade, cobramos muito das mães, cobramos muito das mulheres e isso vem afetando a saúde mental delas há tempos. Mães também têm depressão, ansiedade. Mães também podem achar difícil lidar com diversas situações, não saber o que fazer... Mas sempre foram incentivadas a silenciar isso. A questão é: você não precisa silenciar. Está permitido sentir tudo isso! Está permitido ter dias que a vontade é de jogar tudo pro alto!! E sentir tudo isso, não significa que você ame menos o seu filho! A maternidade traz sentimentos ambíguos mesmo!
Mãe não precisa dar conta de tudo, mulher não precisa dar conta de tudo! E maternidade não é sobre se deixar de lado para se dedicar aos filhos.
Você mãe, merece, precisa e tem o direito de se cuidar, integralmente. Cuide da sua alimentação, cuide de seu corpo, cuide da sua saúde mental, cuide -se! E você não está sozinha ou não precisa estar, conte com a sua rede de apoio, tenha uma! Aceite e procure ajuda quando sentir necessidade, você não é uma péssima mãe por isso!
E lembre-se: você está fazendo o seu melhor e você é a melhor mãe que seu filho poderia ter. Ser mãe é uma construção, da qual aprendemos a cada dia um pouquinho mais...
Ninguém nasce sabendo!