Terapia Infantil

O que é:

A Terapia infantil é um conjunto de estratégias e abordagens da psicologia, que são usadas para trabalhar questões emocionais, cognitivas e comportamentais das nossas crianças. Terapia infantil é bastante lúdica, é através do brincar que conseguimos dialogar com nossas crianças e acessar os conteúdos necessários para trabalharmos com elas. Por este motivo, durante toda a terapia fazemos uso de brinquedos, jogos, desenhos, musicas e livros.

Quando fazer?

A criança inicia o processo de terapia por diversos motivos diferentes:

  1. Suspeita ou diagnóstico fechado de alguma psicopatologia da infância e adolescência.

  2. Presença de comportamentos inadequados como birra e agressividade.

  3. Comportamentos e sentimentos que apareceram após um evento traumático ou de grande natureza e, portanto, precisa ser elaborado (por exemplo o luto, separação dos pais, mudança de casa ou escola e outros).

  4. Sentimentos e comportamentos difíceis de lidar que não possuem motivos aparentes, mas é interessante atuar o quanto antes.

Como Funciona

Aqui no Ninho, gostamos de fazer uma entrevista inicial (sem custo e sem compromisso), que é uma primeira conversa realizada com os pais, que tem a finalidade de compreender melhor a demanda e explicar um pouco nossas estratégias e manejo de trabalho.

Nessa primeira conversa, a partir do que foi conversado, definimos a intensidade da terapia (que varia de 1 a 2 vezes por semana) e negociamos o valor das sessões.

Após essa primeira entrevista, iniciamos os atendimentos com a criança. Os primeiros atendimentos terão o objetivo de criar vínculo.

É extremamente importante que o vínculo entre paciente e terapeuta seja estabelecido para o tratamento evoluir. Por este motivo, deixamos nossos pacientes bastante confortáveis para nos das feedbacks ou desejarem trocar de profissional.

Em paralelo a isso, os pais preenchem um documento que chamamos de Anamnese. É documento onde os pais irão contar todo o processo de relação e desenvolvimento da criança, desde a gestação. Fazemos uma reunião com os pais para falar sobre a anamnese.

Com o vinculo bem estabelecido e a anamnese realizada, iniciamos o processo de análise do caso, onde vamos entender de maneira mais aprofundada quais são as demandas e estudar como funciona o comportamento da criança. Quando tivermos todas as informações necessárias, traçamos um plano de intervenção e as sessões passam a ter os objetivos que forem determinados. Novos objetivos surgirão conforme a necessidade e o desenvolvimento da criança na terapia.

terapia psicoterapia infantil autismo
terapia psicoterapia infantil autismo